quinta-feira, 17 de junho de 2010

TPM, Meridianos e Respiração.






As mulheres, em geral, tendem a respirar usando a musculatura dita "apical" ou acessória. Explico-me: a respiração considerada ecológica ou natural é a que usa primordialmente o músculo diafragma. É conhecida como respiração abdominal.
Nela, quando inspiramos, o diafragma se expande e abre caminho para ajudar na expansão dos pulmões, aumentando a capacidade ventilatória. Por isso a barriga "estufa" ou cresce.

Ao contrário, quando expiramos, os músculos abdominais entram em ação comprimindo a região e aumentando a capacidade de expulsar o ar dos pulmões.

A respiração na verdade é uma onda. Ela começa pelo ato da inspiração; expansão do músculo diafragma; ação dos músculos intercostais (músculos que agem abrindo as costelas) e termina com os músculos do pescoço que dão o tempero final, aumentando o gradil costal através da ação dos acessórios. Por estarem na região do pescoço é que chamamos de "apicais".


A mulher tende, em geral, na respiração profunda, fazer justamente o contrário. Perceba sua respiração profunda, se você for mulher. Note que há um certo "esforço" em puxar o ar pelos músculos próximos à clavícula e laterais do pescoço. E perceba também que na inspiração a barriga tende a "murchar".
Este movimento é chamado de respiração paradoxal.

Com isso, com o tempo, o diafragma acaba ficando contraído demais. Começam as dores na região lombar (onde o músculo se liga), o pulmão não se expande totalmente, a musculatura do pescoço fica tensa e surgem dores de cabeça, torcicolos e incômodo na área cervical. Como a respiração não é satisfatória e é inadequada, aparece um sentimento de angústia (respiratória) e tristeza. A mulher tende a se curvar para a frente, encurtando os músculos peitorais e perdendo a linha da visão do horizonte.

Na época da menstruação, ou melhor, no período pré-menstrual, a situação fica mais complicada ainda. Na tradição oriental o sangue está relacionado com o elemento madeira, em especial o meridiano do Fígado e da Vesícula Biliar. A tensão na parte posterior do pescoço tem reflexos no meridiano Yang, acoplado do Fígado, que passa exatamente em parte do músculo trapézio e na região da nuca, no seu trajeto para a cabeça. Por isso podemos dizer que a TPM está relacionada com o bloqueio energético da Vesícula Biliar e não é raro encontrar enxaquecas torturantes onde a fonte é hepática/biliar. Por isso chamá-la, às vezes, de enxaqueca de fundo biliar.
A mulher fica irritada e sua cabeça dói. Em geral, se apenas um dos pares do meridiano está bloqueado, a dor poderá ocorrer em apenas um lado da cabeça.

Antigamente dizia-se que a pessoa ficava "biliosa" em função da relação do comportamento agressivo e raivoso com a bile, produzida pelo Fígado e armazenada na Vesícula Biliar.
Frase como "ela ficou verde de raiva" apontam para a mesma origem.


Semana que vem falaremos um pouco mais sobre isto.
Até lá.

Maurici TF Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário