quarta-feira, 21 de julho de 2010

Meditação Nadabrahma











Semana passada falamos dos princípios da meditação Nadabrahma. Hoje vamos passar os estágios para meditação conforme ensinamentos de Osho, observados no livro que referenciamos na nota passada¹.

O primeiro estágio consiste em você sentar-se em uma posição relaxada, com seus olhos e seus lábios cerrados. Comece a emitir um som para criar uma vibração em todo o seu corpo. Se quiser, visualize um vaso ou um tubo vazio, preenchido apenas com as vibrações desse som. Haverá um ponto em que o som continuará por conta própria e você se tornará o ouvinte. Não é necessário fazer nenhuma respiração especial e você pode alterar o tom ou mover seu corpo suave e lentamente caso queira. Recomenda-se levar neste estágio aproximadamente 30 minutos.

O segundo estágio é dividido em duas sessões. Imagine fazer este exercício em aproximadamente 15 minutos, ou seja, 7 minutos cada sessão. Na primeira sessão, mova as mãos, palmas para cima, fazendo um movimento circular. Começando no centro do abdomem, cerca de quatro dedos abaixo do umbigo, as duas mãos devem mover-se para a frente e depois separar-se, fazendo dois círculos largos que se espelhem à esquerda e à direita. O movimento deve ser tão lento que em alguns momentos pareça não haver movimento algum. Sinta a energia fluindo de você para o Universo.

Na segunda sessão, após sete minutos, vire a palma das mãos para baixo e comece a movê-las na direção oposta. Agora, as mãos irão aproximar-se ao chegar perto do centro do abdomem e irão separar-se, fazendo um círculo para fora na direção dos lados do corpo. Sinta a energia entrando em você.
Assim como no primeiro estágio, não reprima eventuais movimentos suaves e lentos do restante do corpo.

No terceiro estágio, sente-se ou deite absolutamente quieto(a) e imóvel.
Se você quiser pode adquirir o livro que vem com um CD e traz as músicas que acompanham a meditação.
Caso contrário coloque uma música bem calma e relaxe por aproximadamente 15 minutos.

Não é tão difícil assim, não é?

Abraços fraternos e até nosso próximo encontro.



¹ Aprendendo a silenciar a mente. Osho. 3a edição. Sextante, Rio de Janeiro.2002. Pgs 107,108,109.

Nenhum comentário:

Postar um comentário