domingo, 6 de fevereiro de 2011

Doenças do vento. Previna-se

As doenças do vento podem ser associadas aos meridianos do Fígado e Vesícula Biliar.

Dicas:

Se você é um tanto "raivoso", fica bravo com facilidade e não tem muita paciência com os outros...quer fazer as coisas da sua maneira,  fica com a cor da face amarela (quando está bravo), tem a esclerótica (parte branca do olho) meio amarelada, tem dor de cabeça (cefaléia) ou enxaqueca, então:

1. Transfome sua braveza em algo útil a você e ao seu grupo, comunidade ou planeta;
2. Evite gorduras e frituras;
3. Procure fazer um chazinho de boldo do chile de vez em quando;
4. Descarregue a raiva pisando no chão, cortando madeira, fazendo uma luta marcial, dançando sapateado, correndo, nadando ou qualquer atividade aeróbica que estimule a contração muscular intensa;
5. Faça acupuntura;
6. Procure estar sempre deitado a partir das 11 da noite;
7. Procure desintoxicar o sangue e com isso diminuir o trabalho do fígado;
8. Use ponto VB 40 e F3 para massagem. São os pontos "fonte" da Vesícula e do Fígado. Estes pontos ajudam a regularizar as funções a que pertencem. Veja abaixo a localização de cada um. Massagem neles!
9. Não se desgaste muito no outono (tome muita água)
10. Aproveite a primavera. Faça muitos movimentos.
11. Evite ficar com o ventilador em cima de você. Evite ar-condicionado.
12. Retire de você o título de "bilioso". Não use a bile contra você. Ela pode se tornar "pedra" na vesícula.

Como acessar o Ponto VB 40:

Veja acima localização do ponto VB 40. Pegue o meio entre o dedinho do pé e o quarto dedo. Siga em direção ao maléolo lateral (osso externo e proeminente da fíbula, no calcanhar). Antes de chegar no osso, note que há uma depressão. Este é o ponto. VB40 é conhecido como Tsiou-siu em Chinês que quer dizer "colina da fé".



.........

Localização de F3


Este é mais fácil. Saia do ponto ungueal (quer dizer, do canto inferior e interno entre a unha e a pele...siga no meio do dedão e do segundo dedo até o final das falanges e começo dos metacarpos. Há uma barreira óssea ao deslocamento do dedo e uma depressão. Aí está o ponto: sobre a artéria pediosa. É o mais certeiro antídoto contra a "raivinha" desnecessária. Quanto à raiva necessária e justa, deixe-a agir livremente. Faz bem.
F3 é conhecido como Trae-tchrong em Chinês e significa "assalto supremo". No assalto supremo o vento seca o excesso de água do Baço e domina de maneira justa o elemento Terra. Em outras palavras: a sua árvore (madeira é fígado!) tem muita madeira e não está conseguindo dominar a Terra (terra é baço!), que por sua vez fica com muita água e vira "lama!". A Lama torna o pensamento "confuso" e irritadiço.


Até a próxima.
Maurici






...........

Nenhum comentário:

Postar um comentário