segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sobre os pés

 


Os pés, pilares que sustentam nossa viagem na Terra:

Não esqueça !

Por esta razão vamos falar um pouco sobre eles hoje.


Portanto mãos à obra; quero dizer; pés à obras!

Os membros inferiores são constituídos pelos pés, pernas e coxas. Estas últimas se articulam com o quadril que sustenta a coluna vertebral. Por isso, acúmulos e sobrecargas "lá em cima" se refletem "cá embaixo".

As derivações ou consequências dos estilos de vida que escolhemos tem mão dupla: uma segue da cabeça para baixo e outra de baixo para cima. Por isto, literalmente, meter os pés pelas cabeças não é uma boa!

Se caminhamos de modo torto, lá se vai nossa cabeça para o outro lado a compensar o desvio.
Se olhamos torto, lá se vão nossos pés a compensar o outro desvio.

Se pensarmos então no peso, vamos perceber que os pés não suportam pouca carga.
Eu, por exemplo, tenho 90 kilos distribuídos igualmente em 45Kg para cada perna.
É um saco de cimento em cima de cada pé! Não é pouca coisa, né?


TENDÃO DE AQUILES, PANTURRILHA E MERIDIANO DA BEXIGA
 

Vamos começar com o tendão de Aquiles. Ele é a ligação dos músculos da panturrilha com a sola dos pés e ajuda na flexão plantar. Tem a ver com o "agarramento" que fazemos à terra para não cairmos. Mas este agarramento pode ser classificado de algumas formas: despretencioso; incauto; autoritário ou teimoso.
Se estamos pouco ligados à conexão com a Terra, nosso tendão é fraco e, neste caso, quando andamos, tanto faz ir mais para cá como mais para lá. Dá na mesma!
Por isso ele pode romper-se em movimentos inesperados. Quando autoritários e teimosos, fixamos os pés com desmedida força e o rompimento pode ocorrer também, por características injustas ao relacionamento com o chão.
Normalmente pessoas que possuem ares de bufão e tomam atitudes em rompante...rompem o tendão ou os desgastam desnecessariamente.
Além disso, como o Tendão tem a ver com o tríceps sural (barriga da perna), este se vê em apuros quando solicitado para subir uma escada, por exemplo. A barriga da perna ou panturrilha é considerada por muitos alternativos como o "segundo coração". Então, para termos um Tendão que suporte uma panturrilha saudável é preciso exercício e disposição mental para atitudes justas e equilibradas, alcançando com exercícios plenos uma boa irrigação, circulação e bom retorno venoso, evitando-se cãibras, dores musculares e varizes.
Uma maneira saudável de cuidar da panturrilha é massagear o meridiano da Bexiga , que passa bem no meio da parte posterior da perna, cruza a fossa poplítea (atrás do joelho) e sobe em direção aos glúteos.
O meridiano da Bexiga está associado ao elemento água, às emoções ligadas ao medo e ao ódio e ao conjunto muscular da parte posterior do corpo.
É o meridiano Yang que protege nosso dorso, em geral, a parte oferecida quando vamos apanhar da vida.  Por isso ter panturrilha justa e tendões de Aquiles fortes significa maior disposição para as infidelidades da vida que causam medo. Se você está em depressão ou ataques de pânico, trabalhe bem este meridiano. Pés bem plantados na terra ajudam na segurança.
Veja abaixo o trajeto deste meridiano:






Figura mostrando o trajeto do m. da Bexiga passando na parte posterior da perna.

Uma terapia muito eficiente é o trabalho com ventosas que realizo no trajeto da Bexiga. Veja a foto abaixo:
 
 

Este tratamento consiste na aplicação de ventosas em tamanhos e pressão controladas. A pressão negativa nos pontos corretos estabiliza a corrente energética do meridiano, fortalece e é também um diagnóstico do meridiano em função da coloração da hiperemia conseguida.



 
 
ARCO E PLANTA DO DO PÉ, MERIDIANO DO RIM

 
A planta dos pé, ao contrário do que dizem, possui apenas um ponto de acupuntura: é ponto R1 ou porta da vida. Seria muito importante entendermos que ele, assim como nosso abdomen, é o centro de gravidade acoplado à Terra. É também um ponto Água, como a Bexiga. Aliás, trabalham juntos: Rim é Yin e Bexiga é Yang. Não é preciso citar a importância de nossos Rins e outras funções correlatas na pressão arterial; limpeza do sangue; filtração de sais e proteinas etc. Portanto, massagem nele. Veja este ponto abaixo:
 



Figura mostrando o ponto R1 do Meridiano do Rim


É importante pisar na Terra para faze-lo feliz. Não se esqueça, pelo menos uma vez por semana.

Se nosso sistema do Meridiano do Rim (que não significa apenas o orgão Rim ou os Rins) está desajustado (insuficiente), nosso arco plantar pode desabar ou diminuir de ângulo - ou se muito energético (em excesso) -  poderá apresentar arco rígido ou com maior ângulo de ataque. Com isso podemos ter, igualmente, sensação de fraqueza e impotência ou valentia exagerada frente às necessidades do dia-a-dia.
A tendência, na fraqueza do arco, é fazermos um outro arco valgo no joelho e com isso o quadril se modifica, modificando igualmente o peso dos membros superiores sobre a coluna vertebral, por consequência alterando nossa disposição e energia sexuais e circulatórias.  Logo surgem problemas no trajeto do nervo isquiático (que é o caminho da Bexiga e do Rim, observe a semelhança), como dores conhecidas como lombalgia ou ciática. Isto pode ter maior dimensão no inverno e, para piorar, se houver quadro estressante associado.

A dica valiosa consite em cuidarmos tanto do trajeto do meridiano do Rim como da Bexiga. Veja o trajeto do Rim abaixo:



Figura mostrando o trajeto do meridiano do Rim até os glúteos


Por hoje é só.
Na próxima mensagem falaremos mais sobre os pés, particularmente a planta, dorso e as massagens e manobras fisioterapêuticas importantes nestas regiões.

Maurici TF Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário